Direito de Família na Mídia
Conselho quer reduzir burocracia para adoção internacional
24/04/2015 Fonte: Âmbito jurídicoDurante os dois dias da 19ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras, realizada no Hotel Pestana, em Salvador, a preocupação com a queda do número de adoções internacionais foi discutida entre corregedores dos Tribunais de Justiça, secretários das comissões estaduais de Adoção Internacional e representantes do Conselho. Eles conversaram sobre as recentes estatísticas e debateram a adoção de medidas para alterar o cenário atual.
“É imprescindível trabalhamos a redução da burocracia e os custos para a adoção. E sei que a experiência das comissões estaduais vai permitir medidas criativas nesse sentido. Temos a missão de oportunizar a reinserção de crianças e adolescentes em um lar por meio de uma família substituta”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, nomeado pela Presidência da República na última semana.
Para o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, que esteve em Salvador participando do encontro, a reunião foi de extrema importância, uma vez que os representantes do Conselho, das corregedorias estaduais e comissões de Adoção Internacional comprometeram-se em criar medidas para desburocratizar o processo de adoção, visando garantir à criança e ao adolescente a oportunidade da convivência familiar. Leia mais.